Dispositivo de proteção de bomba – Emotron M20

É desejável que toda bomba magnética possua um sistema de segurança capaz de desliga-la em situações de falha. O método mais eficaz para a realização desta proteção é através de um monitor de potência. Ele nada mais é do que um wattímetro digital (medidor de potência) que supervisiona o consumo de potência de motores elétricos em tempo real. Através desta supervisão é possível identificar várias condições de operação da sua bomba.

Este monitor, através de um micro-processador, faz a leitura da potência consumida pelo motor elétrico, usando cálculos matemáticos, que determinam a potência efetivamente fornecida para a carga mecânica, subtraindo todas as perdas dissipadas pelo motor. Não é necessário nenhum sensor adicional para a realização desta medição. O monitor é conectado diretamente ao cabo de alimentação do motor.

Há dois relês de trip que podem ser programados para operar de três maneiras distintas: alarme de alta com pré-alarme; alarme de baixa com pré-alarme ou alarme de alta e baixa sem pré-alarme. O pré-alarme tem como função prevenir situações de risco sem paralisar o processo. Todos os parâmetros programados são armazenados em uma memória que não se altera com a falta de energia elétrica.

O mesmo monitor pode ser usado para motores com alta ou baixa indução, apenas com a substituição do transformador de corrente.

Condições em que o monitor de potência desliga a bomba:

  • Funcionamento a seco (falta de líquido na sucção da bomba);
  • Cavitação;
  • Válvula fechada;
  • Sobretensão (travamento por sólidos).

IMPORTANTE: NÃO PODE SER UTILIZADO EM CONJUNTO COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA!!